Existe Prazo para meu Advogado ingressar com o processo, após a contratação?
- Mirele Alves Hasselqvist
- 8 de fev. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de fev. de 2022
Não há nenhuma lei que determine prazo específico ao Advogado. Trata-se de um trabalho de longo termo e complexo, no qual o profissional precisa analisar documentos e teses, redigir a petição e anexar as provas necessárias.
O fato de não existir uma lei específica; no entanto, não significa que exista liberdade absoluta do Advogado que responde civil e administrativamente por eventual prejuízo ao cliente.
Como o Código de Processo Civil estabelece prazos Prescricionais - prazos para que o cliente exerça seu direito em diferentes tipos de Ações Judiciais e relativamente a diferentes direitos; caso o cliente venha a perder a possibilidade de exercício de seus direitos por culpa do Advogado, este poderá ser denunciado junto a OAB e eventualmente punido, bem como poderá ser processado civilmente e eventualmente indenizar o cliente por danos.
A outorga da Procuração e o Contrato de Serviços Jurídicos são documentos importantes neste momento, para que o cliente demonstre o momento em que buscou um profissional para conduzir sua questão e o decurso de tempo, a fim de provar o prejuízo.



Comentários